Percebe-se que o avanço científico e tecnológico trouxe ao nosso cotidiano acesso rápido e fácil aos mais diversos tipos de informações. Porém a ampliação do acesso a esses recursos aos usuários dos instrumentos de mídia - internet principalmente - proporcionou além da busca do conhecimento, a capacidade de construir/reconstruir o que já existe.
É fundamental repensar o papel desses instrumentos, no que tange a educação já que passa a ser ambíguo o uso desses recursos no processo ensino-aprendizagem. Pois: " Na curiosa economia da informação, “a informação é cara para ser produzida, mas barata para ser reproduzida” (Shapiro e Varian 1999).
Nessa perspectiva é fundamental, que o professor, antes responsável pela "transmissão" de conhecimento, agora saiba guiar seus educandos pelos caminhos que a mídia impõem, para que o saber não seja deixado para segundo plano no novo papel da escola.
As Transformações das atividades docentes passa a ser de preparar-se conhecer e utilizar os recursos tecnológicos para deixar suas aulas mais dinâmicas, sem desmerecer o conteúdo, em busca do saber que forma cidadãos e transforma a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário